sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Contador de Vantagens.



Muitos seculos atras,os gregos inventaram as Olimpíadas. Realizavam-se de quatro em quatro anos,como em nossos dias,e sempre na mesma cidade, Olímpia,de onde tiraram o nome.Na verdade,naquela época as Olimpíadas não eram assim tao especiais,mais apenas uma das ocasiões em que se competia.Os atletas antigos tinham verdadeira paixão pela competição e gostavam de participar de diversas modalidades:a luta, o lançamento de disco,e de dardo,corridas.Competir era um divertimento

Havia um atleta chamado Vassilis,que se gabava de ser muito bom.Só que ninguém nunca lembrava de te-lo visto vencendo...Ele,e claro,contava mil historias,de modo que aqueles que o ouviam pensavam que ele fosse rápido como um raio,forte como um touro, ágil como um macaco.Pena que sempre acontecia uma desgraça para atrapalha-lo...

–Eu estava em primeiro,quando empédocles me empurrou...
– Já havia imobilizado as espáduas dele no chão,quando...
–No momento do lançamento,tropecei e...

Emfim,garganta ele tinha–e muita!Resultados é o que lhe faltavam...
Os vizinhos e conhecidos passaram a fugir dele,pois ninguém aguentava mais ouvir as historias de seus fracassos.E ficaram felizes quando ele anunciou:

–Adeus,pessoal!Vou embora competir em outros lugares.Aqui,como vocês já devem saber, não existem mais adversários à minha altura...Preciso também de um publico mais vasto!

O sossego durou um ano.E ele voltou,contando mais vantagens do que quando tinha ido!

E descrevia as competições em que participara,os concorrentes com os quais competira,os lugares onde disputara,mostrando força e coragem.E foram tantas as bobagens que falou,que as pessoas não tinham sequer paciência de ouvir.
Então ele soltou uma perola:

–Olhem que há dois meses,em Rhodes,no dia da festa de Poseidon,saltei mais alto do que Filípedes!

Ora,Filípedes era,tao-solene,o campeão das ultimas olimpíadas.

Um homem explodiu:

–Vá contar outra!Como você quer que acreditemos nisso?

Ele manteve um ar serio:

– Compreendo que seja difícil para vocês acreditar,mas tenho testemunhas.Naquele dia,havia umas trinta mil pessoas no estadio.No dia em que algum de vocês quiser viajar comigo para Rhodes,facilmente encontraremos alguém que comprove o que estou dizendo.

Fez-se um silencio.ninguem soube o que responder.Ele falava com tanta segurança...

Um homem esperto,porem,desafiou-o:

–Testemunhas?para que precisamos nos de testemunhas? Você só precisa imaginar que esta em Rhodes e repetir o salto,aqui e agora!


Nenhum comentário:

Postar um comentário